sexta-feira, 29 de junho de 2012

SAUDADES DA TELEVISÃO DE ANTIGAMENTE



Os textos que mais gosto de escrever são sobre a televisão, porque me lembram o lado bom da minha infância. Há muito tempo não assisto mais televisão, porque para mim, a mídia perdeu a graça já faz tempo. Lamento muito pela Rede Manchete não existir mais; e pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) não ser mais o mesmo. Já escrevi vários artigos sobre a televisão (muitos são até parecidos), mas resolvi escrever mais este texto para poder desabafar. Eu uso o meu talento de escrever para poder botar para fora o que estou sentindo. É assim que eu me alivio do sofrimento da vida. Quero contar novamente um pouco sobre a relação da minha infância com a televisão.

Já faz alguns anos, que eu sempre sonho que tenho canais UHF que passam desenhos japoneses. Eu também já sonhei que a TV Manchete voltou. Já sonhei muitas vezes também que surgiu um novo Animax, e eu pude assistir os animes novamente.

A TV a cabo me decepcionou muito, porque vários dos seus canais infantis se tornaram medíocres. Eu gostava muito de assistir desenhos japoneses no Cartoon Network, mas esse canal decaiu muito em sua qualidade. Eu me divertia assistindo o bloco Nick at Nite no canal Nickelodeon, mas também a sua qualidade caiu muito. O Animax deixou de existir; e um canal medíocre ficou no seu lugar.

Como eu sinto saudades da televisão dos anos 80 e 90! Essas décadas foram mágicas. Os programas de auditório eram melhores; e a qualidade das novelas era muito superior do que as novelas atuais. Os desenhos que passavam durante os anos 80 e 90 eram incomparavelmente melhores do que os desenhos de hoje. Sinto falta de quando a minha única preocupação era assistir os meus desenhos animados.

Infelizmente, eu não conheci a televisão dos anos 50, 60, e 70, mas ouvi dizer que a sua qualidade era muito boa também. Gostaria muito de ter conhecido as saudosas TV Tupi e Rede Excelsior. Ouvi dizer que a sua programação era excelente. Nessas épocas, não existia baixaria na televisão (não tão latente como hoje); e isso era muito bom. Como eu gostaria de ter conhecido as novelas de antigamente! Até as novelas da Rede Globo eram melhores. Hoje, as novelas de todas as emissoras são chatas e repetitivas. Os programas humorísticos de antigamente eram imensamente melhores, porque os comediantes não precisavam contar piadinhas maliciosas e obscenas para serem engraçados. A imprensa não era tão sensacionalista como atualmente, porque, hoje, a imprensa dá nojo.

Lembro-me claramente dos dias que eu ficava em casa na frente da televisão assistindo a programação da Rede Manchete. Os heróis japoneses das séries tokusatsus e dos animes me inspiravam a ser mais valente e honrado. Nunca me esqueci dos Cavaleiros da Esperança que lutavam para combater o mal e proteger a humanidade. Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda, e Ikki de Fênix, eram os meus modelos. O Jiraya, o Jaspion, e o Kamen Rider Black RX, ocuparam o lugar do meu pai. Eu admirava muito a coragem e a bondade de todos esses guerreiros, porque eles amavam mais os outros do que a si mesmos. Esses heróis estavam dispostos a sofrerem e morrerem em favor dos outros. Os heróis japoneses são dignos de meu respeito e admiração.

Quem me dera se a televisão brasileira voltasse a ser como nos seus tempos áureos. Desejo muito que surjam emissoras semelhantes à TV Manchete, a Rede Tupi, e a TV Excelsior. Gostaria muito de ter conhecido as emissoras que faliram antes de eu nascer. A Rede Manchete sempre estará em meu coração.

Hoje, a mídia é decadente e imoral; mas creio que as coisas podem melhorar. Eu ainda tenho esperança de que algum dia a televisão volte a ser como antes.   

Nenhum comentário: