terça-feira, 5 de junho de 2012

TEMPOS ÁUREOS DA TELEVISÃO BRASILEIRA



Atualmente, a qualidade da televisão brasileira está decadente, porque a baixaria e a imoralidade são o que, infelizmente, dão ibope. Não tive o prazer de conhecer as saudosas TV Tupi e Rede Excelsior, mas para a minha felicidade eu conheci a gloriosa TV Manchete. Neste texto, contarei um pouco sobre os tempos áureos da televisão brasileira, pelo menos, sobre a época que eu mesmo conheci.

No dia 5 de junho de 1983, surgiu à magnífica Rede Manchete, que era uma emissora que veio revolucionar a maneira de fazer televisão. Essa emissora me proporcionou uma infância feliz. As décadas de 80 e 90 foram épocas mágicas na televisão brasileira.

Lembro-me das maravilhosas novelas que a TV Manchete produziu, como, por exemplo, Dona Beija, Pantanal, Xica da Silva e Mandacaru. Na minha humilde opinião, essas foram às melhores novelas que já assisti em toda a minha vida. A novela que mais gostei foi Mandacaru; que na minha opinião é uma excelente novela.

As séries tokusatsus também me fizeram muito feliz, pois eu delirava assistindo os heróis japoneses combatendo as forças do mal. O Jiraya era o herói que eu mais admirava. Mas, também gostava muito das séries tokusatsus, Jaspion, Winspector, Kamen Rider Black RX, Solbrain, e Cybercops.

Os animes que passaram na Rede Manchete também me alegraram demais; principalmente, o esplêndido “Saint Seiya”, mais conhecido como “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Até hoje eu assisto o anime Saint Seiya na Internet, pois sou fascinado por esse desenho japonês. Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda, e Ikki de Fênix, são os meus heróis. O anime “Yu Yu Hakusho” também alegrava os meus dias. Eu admirava muito o herói Yusuke Urameshi, no entanto, o herói que eu mais gostava era o Kazuma Kuwabara. O desenho “Shurato” era também legal, entretanto, eu não o assistia muito. Esses desenhos japoneses marcaram muito a minha infância; e me fizeram uma criança feliz.

O programa infantil “Clube da Criança” também era muito legal. Não me lembro direito da Xuxa, mas me lembro muito bem da Angélica. Esse programa era divertido e criativo. Eu gostava muito do Clube da Criança.

O jornalismo da TV Manchete sempre foi imparcial, ou seja, não era manipulador (ao contrário do jornalismo da Rede Globo). A Rede Manchete investia muito no jornalismo, pois o Jornal da Manchete era incrível.

O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), a antiga TVS (TV Studios), que também era conhecida como TV Silvio Santos, marcou muito a minha infância também. Os desenhos que passavam no SBT eram maravilhosos. Lembro-me de Cavalo de Fogo, Nossa Turma, Muppet Babies, Punky, Duck Tales, e vários outros desenhos que alegravam os meus dias. Chaves e Chapolin também me divertiam quando eu era criança (na verdade, me divertem até hoje). Infelizmente, hoje, o SBT não é mais o mesmo, porque a baixaria e a imoralidade também tomaram conta dessa emissora. Programas decadentes como “O Programa do Ratinho” e o programa “Casos de Família” denigrem a imagem da emissora. Sinto muita falta dos programas infantis e juvenis antigos do SBT. Até os programas do Silvio Santos antigamente eram mais legais. O SBT foi uma das coisas lindas da minha infância, mas, hoje, o SBT é apenas a sombra do que foi um dia.

Gostaria mesmo ter conhecido a Rede Tupi e a TV Excelsior, isto é, ter conhecido outras emissoras de qualidade. A TV Manchete e o antigo SBT foram emissoras excelentes que conheci na minha infância. Ainda tenho esperança de que a televisão brasileira volte a ser como era antes. Eu ainda acredito em milagres.

Nenhum comentário: