domingo, 29 de dezembro de 2013

FÉ NO HOMEM


“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. (Tiago 1:27)

Descobri na minha mocidade que religião nenhuma salva ninguém, mas somente Jesus Cristo pode salvar os homens. Nem a religião evangélica tem o poder de salvar alguém. Não sou crente, tampouco evangélico, mas sou cristão. A minha religião é o amor e a indignação contra o mal. Não me conformo com a injustiça. Não me omito diante da maldade. Realmente, sou diferente da maioria das pessoas e do senso comum.

A maioria gritante das pessoas apenas sabe generalizar condenando todos os seres humanos de todos os setores da sociedade. Na verdade, enxergam que somente elas mesmas são boas e perfeitas, ou seja, o típico ser humano que apenas sabe olhar para o próprio umbigo. Conheço historiadores e sociólogos que são extremamente hipócritas, porque eles próprios não acreditam no que pregam, pois eles mesmos não acreditam na política e na humanidade.

Realmente, eu acredito que tanto Auguste Comte quanto Karl Marx eram homens bons que queriam mudar o mundo cada um de sua maneira. Acredito também que Friedrich Hegel também era um homem bom (ele era um irmão em Cristo) que desejava tornar o mundo num lugar melhor para se viver. Independente da vertente científica que defendiam, eles foram homens bons que almejavam ajudar a raça humana. 

Quase todos os políticos são corruptos, mas existem alguns honestos que querem trabalhar em favor do povo e fazer a diferença. Muitos policiais são repressores e corrompidos, mas também existem policiais honestos que arriscam as suas vidas para proteger os inocentes, não por dinheiro, mas por amor a profissão. Muitos militares são opressores e truculentos, mas existem militares que são bons e pacíficos que lutam pela paz. Muitos médicos e enfermeiros são egoístas e mesquinhos, mas existem profissionais da saúde que realmente se importam com os seus pacientes. Existem incontáveis religiosos hipócritas (principalmente, evangélicos), mas também têm muitos religiosos que verdadeiramente amam os seus semelhantes como a si mesmos, e amam a Deus acima de todas as coisas.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá”? (Jeremias 17:9)

O ser humano é ruim por natureza, mas existem pessoas que vão contra a sua própria natureza, e ousam praticar o bem. Pessoas, como Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Nelson Mandela, Desmond Tutu, Siddhartha Gautama, Che Guevara, e muitas outras não apenas fizeram a diferença, mas foram à diferença. A pessoa para ser boa, necessariamente não precisa ser cristã, mas basta ter um coração bom. Claro, que a Salvação não é pelas obras, mas, sim, pela Graça. Mas, os seres humanos podem ser bons e amar os seus semelhantes, independente de sua religião.

“Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo”. (Provérbios 3:27)

A Bíblia, o Livro Sagrado inspirado pelo Espírito Santo, condena a omissão diante do mal, e prega que nós, servos de Deus, temos o dever e a obrigação de praticarmos o bem, e de não nos omitirmos perante a maldade.  Há diferença entre amor e omissão. Há diferença entre ser cristão e ser idiota.

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. (Provérbios 31:8-9)

A própria Palavra de Deus nos ensina que devemos proteger os indefesos, isto é, defender os fracos e oprimidos. Geralmente, as religiões nos ensinam que devemos amar e ajudar os semelhantes. Muitos ensinamentos budistas são parecidos com os ensinamentos judaicos e cristãos. Há muito que aprender com as outras culturas. Nós devemos reter de tudo o que é bom. Eu acredito no homem. Eu acredito que o homem pode ser bom. Devemos ter fé em Deus em primeiro lugar, mas também precisamos ter fé no homem. O ser humano pode ser bom. Existem pessoas verdadeiramente boas. Tenham fé em Deus. Tenham fé no homem. Tenham fé na vida. O mundo pode melhorar, basta, ter fé e atitude. Ainda há esperança para o mundo.

Nenhum comentário: